Um problema de ordem ambiental, social e de saúde pública que durava mais de 40 anos, gerando diversos transtornos para a cidade e moradores dos bairros do entorno, completou nesta semana, 5 (cinco) meses de sua solução definitiva.
A Prefeitura de Guanambi, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura desativou o lixão, que era localizado na saída para Matina, numa área de mais de 30 hectares. A média mensal de pagamento para a empresa CVR Alto Sertão - Serviços de aterro sanitário é de R$ 366.545,90, cujo preço por tonelada é de R$ 195,00.
O lixão a céu aberto, utilizado para depositar os resíduos urbanos, foi objeto de vários Termos de Ajuste de Conduta (TAC) não cumpridos, firmados entre o Município e o Ministério Público Ambiental em gestões anteriores. “Não medimos esforços para celebrar o contrato com a empresa CVR Alto Serão para gerir os resíduos sólidos gerados no município, atendendo ao MP-BA e as normas ambientais”, frisou o prefeito Nal Azevedo.
Aterro sanitário
A CVR Alto Sertão é a empresa proprietária do aterro sanitário localizado na divisa com a cidade de Caetité e responsável pela gestão de todo lixo gerado no município e ali depositado em conformidade com as leis ambientais e sanitárias. A próxima etapa, será a implantação do PRAD – Programa de Recuperação de Área Degradada.
Comentários: