sua fonte da informação

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025

Notícias/Política

Em fotos com chefes de Estado, Lula sorri com todos, menos com Milei

o registro foi o primeiro entre os líderes desde que o argentino ascendeu ao poder, em dezembro de 2023

Em fotos com chefes de Estado, Lula sorri com todos, menos com Milei
O Globo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O encontro na Cúpula de Líderes do G20, nesta segunda-feira, não era a primeira vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Argentina, Javier Milei, ficavam cara a cara em um evento. Mas conforme Lula cumprimentava os chefes de Estado que chegavam no Museu de Arte Moderna (MAM), na Zona Sul do Rio, crescia a expectativa para o que se tornaria a primeira foto entre os dois desde que o argentino assumiu a Casa Rosada, em dezembro passado. Quando o momento chegou, o contraste ficou evidente. Enquanto todos os demais líderes foram recebidos com um sorriso, a recepção de Milei transpareceu a frieza e o distanciamento que dominaram a relação entre os países no último ano.O cumprimento de Milei durou apenas 15 segundos. A cena impressionou até mesmo jornalistas da Argentina, que acompanhavam pelo telão da sala de imprensa.

A frieza de Milei com Lula era esperada, num contexto no qual o presidente argentino se opôs às principais propostas da presidência brasileira do G20. A Argentina, que inicialmente não estava na lista de participantes da Aliança contra a Fome e a Pobreza, decidiu aderir a iniciativa que deve ser a principal marca da presidência do Brasil no G20 e cujo lançamento foi o primeiro compromisso do dia.

Milei e Lula, cujos países fazem fronteira, também têm uma relação tensa desde antes de o governante argentino assumir o poder em dezembro. Milei é crítico do multilateralismo e lidera em seu país uma forte política de corte de gastos públicos em meio ao combate à inflação.

Publicidade

Leia Também:

Acompanhado por sua irmã, a secretária-geral da Presidência argentina, Karina Milei, o presidente argentino chegou ao MAM, como de costume, carregando uma pasta e sem esbanjar simpatia. Milei chegou ao Rio no fim da tarde de domingo, se hospedou no hotel Othon Palace, em Copacabana, e não saiu sequer para jantar. Como costuma fazer, ficou em seu quarto e manteve contato apenas com seus colaboradores mais próximos, sobretudo sua irmã e braço-direito.

Por outro lado, o cumprimento com o presidente francês, Emmanuel Macron, foi caloroso. Lula também recebeu outros líderes, como o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; e o presidente chinês, Xi Jinping. Também saudou de maneira amistosa o presidente da União Africana, Mohamed Ould Cheikh aI-Ghazouani, cujo bloco participa pela primeira vez do G20; e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que irá suceder o Brasil na presidência do grupo em 2025.

FONTE/CRÉDITOS: O Globo
Comentários:
Pindaí Notícias

Publicado por:

Pindaí Notícias

somos um site de notícia e entretenimento, temos o intuito de levar até você matérias de suma importância para todos.

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Pindaí Notícias no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )