Um acidente aéreo deixou 179 mortos na Coreia do Sul na manhã deste domingo (29). Segundo as autoridades locais, um avião explodiu após sair da pista e bater contra um muro no Aeroporto de Muan, no sul do país.
Segundo a agência de notícias Reuters, o acidente é o mais mortal já registrado em solo sul-coreano e o pior envolvendo uma companhia aérea do país desde o acidente da Korean Air Lines em Guam, em 1997, que matou mais de 200 pessoas.
A aeronave levava 181 pessoas a bordo, sendo 175 passageiros e seis tripulantes. O avião era um Boeing 737-800 da Jeju Air.
O voo partiu de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, na Coreia do Sul. Após o acidente, todos os voos no terminal de Muan foram cancelados.
O acidente ocorreu às 9h03 deste domingo, pelo horário local, no aeroporto da cidade de Muan (21h03 de sábado, no Brasil). Segundo as autoridades, o avião saiu da pista logo após o pouso e bateu contra uma barreira de concreto nas proximidades do terminal.
Imagens exibidas por emissoras locais mostram o avião deslizando pela pista com o trem de pouso aparentemente recolhido antes de colidir contra o muro.
1. Como o acidente aconteceu?
2. Qual a causa do acidente?
Avião saiu da pista e explodiu com mais de 170 passageiros na Coreia do Sul, em 29 de dezembro de 2024 — Foto: Yonhap via REUTERS
De acordo com a imprensa local, uma falha no trem de pouso da aeronave é a principal hipótese para o acidente.
Equipes de emergência investigam as circunstâncias do ocorrido para determinar com precisão o que causou a falha.
Segundo a Yonhap, entre as possibilidades investigadas, está uma possível colisão da aeronave com um bando de pássaros.
3. Quem eram os passageiros?
Fumaça é vista na região onde avião sofreu acidente na Coreia do Sul — Foto: Yonhap/Reprodução
A aeronave transportava 181 pessoas, sendo 175 passageiros e seis tripulantes. Segundo as autoridades locais, a lista de passageiros inclui 173 sul-coreanos e dois tailandeses.
As identidades das vítimas não haviam sido divulgadas até a última atualização desta reportagem.
4. Há sobreviventes?
Vítima é resgatada por socorristas no Aeroporto de Muan, na Coreia do Sul, após avião explodir — Foto: Yonhap via REUTERS
Comentários: